Curitiba sediará o 1º Congresso do Pacto Pelo Brasil

Com a participação do Juiz Federal Sergio Moro, o congresso vai mostrar que as calamidades na gestão publica podem ser superadas com o uso de instrumentos de controle, ferramentas de gestão, transparência e participação do cidadão.

19 de abril de 2017 13:04

O Observatório Social do Brasil vai promover entre os dias 08 e 11 de maio, no Campus da Indústria/FIEP, em Curitiba, o 1º  Congresso do Pacto pelo Brasil – Calamidades X Eficiência da Gestão Pública. No evento, vai ser apresentado, por meio de painéis temáticos, as calamidades encontradas nas gestões pública e empresarial, os fatores que favorecem a corrupção nestes segmentos e o impacto na qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão. Em contraponto, vai mostrar também os bons exemplos na gestão dos recursos públicos e ainda construir uma agenda positiva com a participaçāo das prefeituras, câmaras de vereadores, órgāos de controle, entidades empresariais e sociedade civil. Outra proposta do congresso é compartilhar as boas práticas para inspirar o fortalecimento dos sistemas de compliance no setor privado e mostrar que as empresas, inclusive as pequenas e as médias, também devem atuar na prevençāo e no monitoramento dos riscos de corrupçāo dentro da própria organizaçāo.

“Só nos dois primeiros meses deste ano, a cada dia, duas prefeituras decretaram estado de calamidade financeira porque falta planejamento, eficiência na gestão, transparência e controle”, afirma Ney Ribas, presidente do Observatório Social do Brasil. “E se nós, através dos diversos mecanismos de controle disponibilizados pelo Observatório Social do Brasil, pudermos contribuir para a eficiência da gestão pública e a correta aplicação dos recursos, vamos mudar a história do Brasil, mais rápido do que imaginamos. Por isso, o momento é de união”, conclui.

O Juiz Federal Sergio Moro, o Procurador da República Deltan Dallagnol estão entre os principais participantes do Congresso. O Observatório Social do Brasil vai disponibilizar o link da transmissão ao vivo pela internet.

Tecnologia como aliada no combate à corrupção

No congresso, o Observatório Social do Brasil vai entregar para as prefeituras, sem custo, uma plataforma de pregão eletrônico para realizar licitações com mais transparência e confiabilidade. A ferramenta, criada pela Mercado Público e Bolsa Brasileira de Mercadorias, apresenta vantagens tanto para o poder público quanto para as empresas. Nas prefeituras, o objetivo é facilitar o trabalho nos processos e inibir a corrupçāo. Por meio do sistema, vai ser possível identificar quem são os compradores, os vendedores, os sócios das empresas e os preços praticados no mercado para pregões públicos mais seguros.  Outro benefício que o sistema oferece é o acesso à maior base nacional de micro e pequenas empresas do país.

Já as empresas terão a oportunidade de participar das licitações do maior comprador do Brasil, que é o poder público. “Muitos empresários não sabem que a prefeitura ou a câmara de vereadores do seu município, por exemplo, está licitando um determinado produto que ele mesmo pode comercializar por meio de licitação. E com a plataforma, que vamos entregar durante o encontro, o empresário vai receber de forma eletrônica todas as licitações do seu ramo de atividade que estão sendo executadas pelos órgãos públicos da sua cidade”, garante o presidente do OSB.

Além da entrega da plataforma, outros eventos paralelos também fazem parte da programação como o Congresso Digital sobre Transparência e Inteligência na Gestão Pública, workshops sobre Mediação e Arbitragem e sobre Integridade para Pequenos Negócios,  o lançamento de aplicativos e games que auxiliam na fiscalização do gasto público e assinaturas de novas parcerias. Concomitante ao congresso, será também será realizado o 8º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais e vai reunir dirigentes técnicos e voluntários da Rede OSB, oriundos de 19 estados.

Observatório Social do Brasil 

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil. Já são mais de 120 observatórios em atividade, em 19 estados, o que representa 15% de toda a população do país. O envolvimento de mais de três mil voluntários fez com que, em apenas quatro anos, mais de 1,5 bilhões de reais fossem economizados aos cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões de reais deixam de ser gastos desnecessariamente. O trabalho feito pelo observatório possibilita, em média, a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações publicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes. O primeiro observatório surgiu em Maringá, interior do Paraná, em 2004, após um escândalo de corrupção que culminou no afastamento do então prefeito Jairo de Moraes Gianoto e na prisão de seu secretário de Fazenda, Luiz Antonio Paolicchi.

1º Congresso do Pacto Pelo Brasil 

Quando: 08 a 11 de maio de 2017

Local: Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) – Campus da Indústria

Endereço: Rua Comendador Franco (Av. das Torres), 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR

As inscrições são gratuitas.

Contato: Camila de Pauli, assessora de imprensa OSB – 41 3307-7058 ou 41 99914-0393

Para conferir a grade completa do evento e outras informações, acesse:www.pactopelobrasil.osbrasil.org.br

FONTE: Observatório Social do Brasil

ObservatórioSocial do Brasil -Medianeira

Observatório Social de Medianeira visa o combate a corrupção e a correta aplicação do dinheiro público

Av. José Calegari, 700
CEP: 85884-000
Telefone: (45) 3264-1273
E-mail: medianeira@osbrasil.org.br