Palestra do Congresso Pacto pelo Brasil 2022 com Oscar Motumura sensibiliza morador e impacta cidade de Medianeira/PR

21 de setembro de 2022 03:22

Palestra do Congresso Pacto pelo Brasil 2022 com Oscar Motumura sensibiliza morador e impacta cidade de Medianeira/PR


No último domingo, 18 de setembro, os grupos de Vizinhos Solidários do Bairro Nazaré, participaram do “World Cleanup Day”, Dia Mundial da Limpeza. A ação promoveu um mutirão para retirar o lixo em torno do Fragmento Florestal Urbano “Parque Municipal Sepé Tiarajú”.


A ideia surgiu após um voluntário assistir a palestra de Oscar Motomura falando sobre o Dia Mundial da Limpeza no 6º Congresso Pacto pelo Brasil, promovido pelo Observatório Social do Brasil.


Pesquisando na internet por World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), descobriram que apesar da ação estar em 191 países, com 132.000 voluntários em 987 cidades brasileiras, não constava que Medianeira estivesse participando do evento, segundo o site oficial.


O grupo se organizou para trazer o Dia Mundial da Limpeza para o bairro Nazaré. Para que idosos e pessoas com mobilidade reduzida também pudessem participar deste tipo de ação, resolveram criar um evento mais inclusivo

.

Na primeira fase: Um grupo de voluntários recolheu o lixo dentro e em torno do bosque. Na segunda fase foi realizada uma ação Inclusiva do “Abraço ao Bosque” em alusão ao Dia da Árvore, onde reuniram-se todos os voluntários. Na terceira fase: outro grupo percorreu as ruas do bairro, recolhendo o lixo na frente das casas e limpando as ruas, acreditando que o exemplo é a melhor forma de promover a Educação Ambiental.


Durante o evento a professora e bióloga, Izelme Francielli Puerari, promoveu uma aula de Educação Ambiental para as crianças, numa área limpa dentro no bosque, com direito a um cerificado de participação.


Por ocasião, foi apresentado ao Sr. Flavio Gedoz, presidente da AMEDEF – Associação Medianeirense dos Deficientes Físicos, a ideia de um projeto que tornasse o “Dia Mundial da Limpeza em Medianeira” muito mais inclusivo, num formato que privilegiasse e incentivasse a participação de crianças autistas, crianças com deficiência visual, além de pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e idosos.


Os organizadores lamentaram não poder fazer um evento tão inclusivo como desejavam que fosse. Envolta do bosque há uma cerca de arame farpado enferrujada e na sua parte interior, o terreno é irregular cheio de detritos que impedem que crianças e adultos transitem livremente dentro do bosque com total segurança.


Além de chamar a atenção das autoridades públicas e da sociedade para as potencialidades do bosque para Educação Ambiental, lazer e turismo, o grupo possui um objetivo ousado, transformar o “World Cleanup Day” juntamente com o Dia da Árvore, num Dia da Limpeza mais inclusivo. A Cidade de Medianeira pode se tornar referência neste tipo ação, que promove a Educação Ambiental.


Além dos moradores locais, participaram do evento:

Dr. Claucius Rocha, presidente do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Medianeira.

Sr. Flávio Gedoz, presidente da AMEDEF – Associação Medianeirense dos Deficientes Físicos.

Professora e bióloga Izelme Francielli Puerari.

Daiane, Jornalista do Guia Medianeira.



Durante o evento, destacou-se o papel fundamental da Corae Conservação e Limpeza Urbana LTDA, responsável pelo destino final de todos os resíduos sólidos recolhidos no bosque pelo mutirão. 

A voluntária Salete, uma das organizadoras, informou que dos 17 objetivos que a ONU estabeleceu para guiar o desenvolvimento global dos próximos anos de forma social e sustentável, o evento contemplou 4. São eles: Saúde e Bem-estar; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida Terrestre; Parcerias e Meios de Implementação.


O QUE É  O PROGRAMA VIZINHOS SOLIDÁRIOS?

Vizinhos Solidários é um programa preventivo de segurança pública, implementado e gerido pela própria comunidade, é uma ferramenta de prevenção primária. Consiste em resgatar o entrosamento entre os moradores de uma mesma rua, afastando a indiferença para com o próximo, com objetivo de estabelecer um vínculo solidário, onde um passe a olhar pelo outro e desta forma gerar um estado de segurança comum entre eles.


O QUE É DIA MUNDIAL DA LIMPEZA?

O Dia Mundial da Limpeza faz parte de uma mobilização internacional, chamada “World Cleanup Day” que teve início em 2008, na Estônia, quando um pequeno grupo de cidadãos se reuniram na intenção de mudar a realidade do descarte irregular de lixo nas florestas locais. Pouco tempo depois, conseguiram mobilizar 50 mil voluntários para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. O movimento se espalhou e hoje acontece em mais de 190 países. No Brasil suas ações impactaram mais de 20 milhões de pessoas com a coleta 1.220 toneladas de resíduos.

Site Oficial https://www.worldcleanupday.org

Em português https://www.limpabrasil.org

ObservatórioSocial do Brasil -Medianeira

Observatório Social de Medianeira visa o combate a corrupção e a correta aplicação do dinheiro público

Av. José Calegari, 700
CEP: 85884-000
Telefone: (45) 3264-1273
E-mail: medianeira@osbrasil.org.br